A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei que cria a Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste – Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), órgão que será responsável por acompanhar as obras e a execução orçamentária do maior investimento em infraestrutura da história do estado.
A proposta foi a plenário nesta terça-feira (14) e recebeu votos contrários da oposição e do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que realizou obstruções durante a sessão.
"Para que um secretário, uma Secretaria? Vai cuidar de quê? É mais um custo para o governo, é um cabide de empregos para cuidar de nada", indagou o deputado líder da oposição, Tiago Correia (PSDB), registrando a posição contrária do bloco da minoria, durante a sessão desta terça.
A proposta, de autoria do governador Jerônimo Rodrigues (PT), havia tramitado em regime de urgência e agora passa a depender apenas da sanção do chefe do Executivo para ser implementada.
De caráter temporário e extraordinário, a Seponte terá atuação restrita ao período de implantação da ponte e do sistema viário associado, cuja conclusão está prevista para junho de 2031.
A nova estrutura será vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), mas com autonomia para gerir contratos, fiscalizar cronogramas e articular ações entre o governo estadual e os municípios diretamente impactados pela obra.
*Bocão News






1







