Notícias

1 14/10/2025 17:39

Pesquisa da USP indica que estudantes concluem o ensino médio com até 100 dias letivos a menos devido a aulas mais curtas

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revelou que a rede estadual de ensino da Bahia, assim como as de Amazonas, Pará, Rondônia e Santa Catarina, não cumpre a carga horária mínima prevista por lei para o ensino médio. Segundo a pesquisa, os problemas são mais graves na Bahia e no Amazonas, e os estudantes chegam a perder até um semestre de aprendizado.

Antes da reforma do ensino médio, aprovada em 2024, a carga mínima para disciplinas de formação geral era de 1.800 horas. As disciplinas incluem português, matemática, ciências, história, geografia, artes, educação física, inglês, química, filosofia e sociologia. O estudo apontou que muitas redes estaduais ainda não adaptaram suas grades para atender às novas regras.

Na Bahia, a pesquisa constatou que a rede estadual oferece cinco aulas de 50 minutos por dia, enquanto o ideal seria de 60 minutos. A matriz curricular não especifica essa redução, e, segundo diretores e professores ouvidos pelo estudo, os estudantes concluem o ensino médio com o equivalente a dois anos e meio de curso, acumulando cerca de 100 dias letivos a menos.

Em nota enviada à Folha de São Paulo, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que a redução da carga horária mínima prejudica a aprendizagem. O Enem 2024 apontou queda nas médias em matemática, ciências humanas e ciências da natureza em comparação a 2023.

 

Redação: Vale FM







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.