Equipes da Embasa retiraram mais de 100 ligações fraudulentas na rede distribuidora nas localidades de Acupe e Cabuçu, na região de Saubara, no Recôncavo Baiano. Entre as violações na ligação foram encontrados desvio de água antes do hidrômetro (by-pass) e ligações clandestinas, os populares “gatos de água”.
Nestes casos, em que a fraude é comprovada durante a inspeção, a Embasa retira a irregularidade, notifica e multa o infrator. “Além dos danos, essas fraudes podem reduzir a pressão na rede, prejudicando o abastecimento de quem tem ligação regular e contas pagas”, destaca o gerente da Embasa em Candeias, Márcio Luedy.
Furto de água é classificado como crime contra o patrimônio, passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal. A população pode denunciar a ocorrência de furto de água ou de ligações clandestinas, sob anonimato, nos canais de atendimento: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual (site ou app).
Além do combate às infrações de furto de água na rede distribuidora, a Embasa realizou em fevereiro ações de atendimento itinerante nas localidades de Acupe e Cabuçu, em que os clientes puderam solicitar serviços como emissão de 2ª via de conta e informações sobre o consumo, entre solicitações, além de receber orientações sobre o uso racional da água e o descarte adequado de produtos oleaginosos e químicos.
Além disto, dentro das ações do Mutirão Verão, as equipes da empresa estiveram em campo para corrigir irregularidades em ligações, atualizar cadastro, incluindo mudanças tarifárias, substituir redes e ramais para prevenir fraudes e executar melhorias para reforçar o abastecimento de água no período de maior consumo no ano.