O Nordeste é a segunda região brasileira que mais compra livros, de acordo com uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Nielsen BookData. A liderança nacional é do Sudeste, que concentra 42,5% das vendas. O levantamento ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais e teve como objetivo traçar o perfil e os hábitos de consumo de livros no país.
O Nordeste não apenas ocupa posição de destaque no consumo de livros, mas também lidera entre as regiões onde a compra online é mais popular, com 61% dos consumidores optando por essa modalidade. O Sudeste vem em segundo lugar, com 53%, seguido pelo Sul, com 52%.
Outro dado relevante mostra que o Nordeste registra o maior percentual de pessoas que consumiram livros tanto no formato impresso quanto digital, com 36%. A pesquisa revelou ainda que 52% dos livros adquiridos no país são não didáticos, enquanto 34% são uma combinação de didáticos e não didáticos, e 14% são exclusivamente didáticos.
O estudo também apontou que o Nordeste tem a menor proporção de não consumidores de livros no país. Mesmo entre aqueles que não têm o hábito de ler, a pesquisa indicou que muitos reconhecem a importância da leitura e manifestam intenção de ler mais.
Os principais obstáculos relatados foram o preço elevado dos livros (35,5%), a ausência de livrarias próximas (26,2%) e a falta de tempo para comprar ou ler (24,2%).