O Ministério do Desenvolvimento Social contratou por R$ 5,6 milhões a ONG Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa), comandada por José Renato Varjão, ex-assessor do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). O contrato, firmado em novembro de 2024 no âmbito do programa Cozinha Solidária, prevê a distribuição de quentinhas para populações em situação de vulnerabilidade social. No entanto, visitas a endereços informados ao governo federal não encontraram sinais da produção e distribuição dos alimentos.
A verba também foi repassada a outras entidades ligadas a assessores de parlamentares do PT, como o Instituto Rosa dos Ventos, de Anderson Clayton Rosa, atual assessor de Nilto Tatto. Contratada para fornecer 4.583 quentinhas, a ONG produziu apenas 400 em janeiro, segundo prestação de contas. O parlamentar não se manifestou, enquanto o assessor afirmou que o trabalho é de “referência” e que pode ter ocorrido “algum erro” na documentação.
Outra beneficiada foi a Cozinha Solidária Divino Espírito Santo, ligada a um ex-assessor do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT-SP). O contrato prevê a entrega de 4.583 quentinhas mensais na região de Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. No local informado ao ministério, funciona uma igreja, e moradores relataram que há um ponto de distribuição de marmitas, mas em quantidade inferior ao contratado. Funcionários disseram que produzem 70 refeições diárias, totalizando 2.100 por mês.
O Ministério do Desenvolvimento Social, liderado por Wellington Dias (PT), afirmou que fará visitas para monitorar o projeto. Caso sejam constatadas irregularidades, medidas cabíveis serão adotadas, incluindo o corte de repasses, a devolução de recursos e a inabilitação das cozinhas.
Análise das prestações de contas revelou 13 documentos com termos idênticos e rubricas semelhantes. Os metadados indicam que foram criados na última semana de dezembro por Fábio Rubson da Silva, advogado que presta serviços para a Mover Helipa e que contratou outras ONGs. Ele afirmou que criou modelos de formulários e compactou os documentos para envio ao ministério.
*IB