Notícias

1 21/04/2024 13:54

O Sindipetro Bahia divulgou um comunicado alertando sobre a possibilidade de faltar combustíveis e gás de cozinha (GLP) no estado.

No texto, a entidade diz ter tomado conhecimento de que algumas unidades da Refinaria de Mataripe estão paradas ou apresentando problemas operacionais que teriam sido provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias. A planta é administrada pela empresa Acelen, que pertencia à Petrobras e hoje é controlada pelo fundo árabe Mudabala.

Ainda segundo o sindicato, na tentativa de retomar a operação das unidades, um compressor da Unidade-39 (U-39) apresentou problemas, impossibilitando o retorno do craqueamento do petróleo —processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores).

O problema na U-39, de acordo com a denúncia, deixou o estoque de combustíveis em seu nível mínimo.

De acordo com o Sindipetro, a Acelen teria chamado de volta um navio que acabara de ser carregado com gás de cozinha para que devolvesse o produto.

“A preocupação é o impacto no abastecimento das distribuidoras, pois a previsão para a volta do craqueamento na U-39 seria de 10 dias, correndo risco de faltar os produtos no mercado baiana”, afirma.

Outra preocupação está relacionada à redução do efetivo de trabalhadores na refinaria após demissões feitas pela Acelen.

A entidade sindical aponta a sobrecarga de trabalho que recaiu sobre aqueles que permanecem na refinaria e para o clima de apreensão que tomou conta da empresa. Há ameaças de que as os desligamentos irão prosseguir.

O Sindipetro-BA afirma que já advertiu a Acelen para o perigo desse cenário essa.

“Confirmada essa situação na Refinaria de Mataripe e não adotadas medidas que resolvam a situação, há grande risco de desabastecimento de gás de cozinha e combustíveis na Bahia”, diz o sindicato.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.