Notícias

1 18/08/2022 16:38

A principal pesquisa realizada no país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorre todos os municípios brasileiros e faz perguntas importantes para entender como vivem os brasileiros. Na Bahia, até terça-feira, dia 16, 1 em cada 3 domicílios já havia recebido a visita de um recenseador.   

O Censo 2022 é a 13ª edição da pesquisa. O primeiro foi realizado em 1872, no Império, e o IBGE fez o seu primeiro Censo em 1940. A edição mais recente deveria ter ocorrido em 2020 mas foi adiada em razão da pandemia.

O atraso na realização da pesquisa poderia ter sido de apenas um ano, já que o IBGE chegou a considerar a realização do trabalho em 2021.

Agora, com duas semanas desde o início das pesquisas, 33,1% dos domicílios baianos já haviam respondido às perguntas da pesquisa, o que coloca o estado em quinto lugar no ranking dos estados com maior cobertura.

A abrangência da cobertura baiana é maior do que a nacional, que no mesmo período atingiu 22,9% dos domicílios brasileiros.

“Esta é a pesquisa estatística mais importante do país, por ser a única pesquisa que vai a todos os domicílios do país. Ele consegue ter um retrato detalhado e amplo de quem é e como vive a população do país com temas que apenas o censo investiga”, aponta Mariana Viveiros, coordenadora de Divulgação do Censo 2022 na Bahia.

Entre os temas que são pesquisados apenas pelo censo estão dados sobre a população indigena, pessoas com deficiência, e religião

Na edição de 2022 as perguntas trazem algumas novidades. Será possível coletar dados inéditos para o país. Entre as novidades estão o mapeamento de pessoas com autismo, quilombolas e do meio de transporte utilizado para deslocamento entre a casa e o trabalho ou estudo.

 Segundo o IBGE, os dados resultantes do censo, que devem ser divulgados até dezembro, são fundamentais para a elaboração e avaliação de políticas públicas como também para que o setor privado tenha parâmetros para decidir por investir ou não em determinado público ou setor. 

Além de novidades nos temas das perguntas, pela primeira vez, a pesquisa vai georreferenciar todos os domicílios visitados, ou seja, determinar suas coordenadas geográficas.

Outra novidade é a possibilidade de, ao receber o recenseador, o entrevistado escolher por responder a pesquisa pela internet ou através do agendamento de uma ligação de telefone, ao invés de responder aos questionamentos pessoalmente. . 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.