Notícias

1 01/07/2022 15:47


Artista santoantoniense recebeu uma réplica do rádio Capelinha, muito popular em 1940, que foi estilizado por Marepe e transformado em Rádio Astronauta

Cristina Pita

A amostra "Rádio em Movimento" é uma das atividades dentro das comemorações de 100 anos do rádio no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT. 

No dia 7 de setembro de 1922, aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. Desde então, o rádio continua sendo um dos principais veículos de comunicação de massa em nível mundial, apesar das novas tecnologias que surgiram logo depois, como televisão e a própria internet. Neste ano de 2022, o rádio comemora 100 anos e várias atividades estão sendo realizadas por todo o país.

Para comemorar essa data tão importante, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) decidiu lançar a Mostra Rádio em Movimento. Cada Estado da Federação recebeu três rádios para que artistas possam ilustrar de forma criativa a peça. Os aparelhos são réplicas do famoso rádio modelo capelinha, muito popular em 1940. 

E na Bahia, a ABART - Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão -, através da Rádio Andaiá FM, que integra a Rede Baiana de Rádio (RBR), convidou o artista plástico Marepe, da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, para destacar a importância da radiodifusão no centenário da mídia no país, através do processo de estilização do rádio Capelinha. O artista o transformou em Rádio Astronauta, que pode ser ouvido de qualquer lugar, até no espaço, e a qualquer hora.

Mostra Rádio em Movimento

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lançou, no último dia 4 de abril, a ‘Mostra Rádio em Movimento’ em celebração aos 100 anos do rádio no Brasil. A cerimônia apresentou diversos aparelhos de rádio modelo Capelinha, popular na década de 1940, pintados por artistas e grafiteiros brasileiros.

Conforme a mostra, cada unidade de Federação irá escolher entre três peças, pintadas por artistas regionais, porém, apenas uma obra representará o seu estado. Além disso, as 27 peças artísticas, que farão parte de uma ação de combate à fome, estarão expostas em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em novembro e, destas obras, apenas uma irá para o Museu Nacional.

O presidente da ABART e diretor da Rede Baiana de Rádio (RBR) e Rádio Andaiá FM, de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, Fernando Henrique Batista Chagas, recebeu uma réplica do capelinha para ser estilizado por um artista local e ser apresentado no Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Museu Nacional de Brasília, em Novembro. O artista plástico Marepe foi o escolhido.

“Covidamos o artista plástico Marepe, premiado e reconhecido internacionalmente, para representar nossa região em um evento tão importante para o meio radiofônico brasileiro”, destacou Fernando Henrique Chagas. Cada finalista estadual será o representante na amostra “Rádio em Movimento” e será exibido durante o Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Museu Nacional de Brasília, nos dias 16 e 17 de Novembro.

A réplica do Capelinha foi estilizada pelo artista que o transformou em um Rádio Astronauta, pensando no rádio no futuro. "Imaginei trabalhar com o alumínio e acabou saindo essa peça, esse trabalho que chamo de Rádio Astronauta, com uma visão futurista do que pode ainda o rádio enveredar. O astronauta em ver a terra de longe e o rádio ultrapassa dimensões territoriais", explicou Marepe.

“Fiquei realmente empolgado com o covnite e procurei terminar logo esse processo, porque gosto de agilizar logo as coisas. O rádio é um meio de comunicação eficiente e ficamos admirados com a criatividade no rádio. É uma inventividade muito interessante. Além da informação e dos acontecimentos do mundo. A Andaiá FM é uma das mais ouvidas na cidade", finalizou.

MAREPE

Marepe é um acróstico de Marcos Reis Peixoto, artista visual nascido em Santo Antônio de Jesus, em 1970. Utiliza em suas instalações objetos do cotidiano, como latas de cerveja, trouxas de roupa, caixas de cigarro ou papelão, panelas, bacias, carvão, troncos de árvores. Recria cenas populares do Nordeste do Brasil e das cidades, como o comércio ambulante, em Banca de Fichas e Cartões Telefônicos, 1996, ou em Barraca de Veneno, 1998.

SOBRE O ARTISTA

Marcos Reis Peixoto - MAREPE é um Artista visual. Inicia em 1988 o curso de artes plásticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Em 1990, faz sua primeira exposição individual no Centro Cultural Cruz das Almas, em Cruz das Almas, Bahia. Um ano depois, inicia o curso de licenciatura em desenho e plástica na UFBA, e por sua participação na 1ª Bienal do Recôncavo, realizada em São Félix, Bahia, recebe como prêmio uma viagem à Alemanha.

Em 1992, leciona na Escola de Artes Plásticas da UFBA. Expõe, em 1996, no 3° Salão de Artes Plásticas do Museu de Arte da Moderna da Bahia (MAM/BA), e recebe o prêmio aquisição. Nesse ano, participa da mostra Antarctica Artes com a Folha, em São Paulo, em que é premiado com uma viagem à Documenta de Kassel, Alemanha, com os artistas Rivane Neuenschwander (1967) e Cabelo (1967).

Passa a expor suas obras, que têm como referência as tradições populares nordestinas, em diversas galerias e instituições do Brasil e do exterior. Em 2005, expõe no Centro Pompidou, em Paris, como parte dos eventos realizados no Ano do Brasil na França.

 OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM MAREPE:

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.