Notícias

1 27/11/2021 16:46

Os nomes dos indiciados foram encaminhados ao MP, MPF, Polícia Civil e ao Cremeb

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, indiciou o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos) e seu genro, o então secretário de saúde do município Sandro Borges. Outras três pessoas da gestão constam no documento para também serem indiciadas.

O relatório final da CPI foi aprovado na sessão de sexta-feira da Câmara de Vereadores e o documento enviado ao Ministério Público, para a Polícia Civil, ao Ministério Público Federal e para o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Os indiciados podem responder pelos crimes de falsidade ideológica, homicídio culposo, exercício irregular da profissão e improbidade administrativa.

O presidente do colegiado, vereador Paulinho Policial (PSD), informou que o trabalho de investigação foi realizado em 90 dias e que 25 testemunhas foram ouvidas em 21 sessões na Casa Legislativa. Das 25 testemunhas, 18 eram sobre o óbito de Ronaldo Teles por suposto erro médico. Já as outras 7 pessoas foram ouvidas nas investigações sobre erros de imunização.

O presidente também chamou a atenção para oitivas realizadas fora de Cruz das Almas, como foi o caso da dra. Alana Sena no município de Uauá e do dr. Diego Partenostro em Salvador.

Linha do tempo

A CPI foi aprovada pelos parlamentares após moradores denunciarem que tiveram imunização cruzada (receberam doses de vacinas diferentes) e seus cartões de vacinação foram adulterados, tanto por rasura em assinaturas quanto por substituição por um novo cartão. Porém, no decorrer das investigações, o óbito de Ronaldo Teles, em 05 de abril, entrou na pauta das investigações, uma vez que a família acusava que o paciente sofreu uma série de erros médicos.

As investigações apontaram que o óbito de Ronaldo Teles foi atestado por uma médica que nunca tinha trabalhado no município, a doutora Alana Sena. Alana prestou queixa contra a Prefeitura de Cruz das Almas por ter contratado um funcionário que se passava por ela.

Outros falsos médicos também foram descobertos nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Indiciados e crimes

O relatório final apresentado e aprovado pela comissão contém 109 páginas e discorre sobre as investigações, as oitivas, as constatações e as conclusões, apontando para 5 indiciados. O primeiro é o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos) por improbidade administrativa, crime de responsabilidade. O segundo foi o ex-secretário municipal de Saúde e genro do prefeito, Sandro Borges, por homicídio culposo.

A terceira é ex-superintendente de Saúde e a atual secretária municipal de Saúde, Kaliane Ferreira, por homicídio culposo. O quarto é o dr. Vitor Lúcio, diretor médico de Cruz das Almas, por homicídio culposo. A quinta pessoa indiciada é a falsa médica (sem identificação até o momento) por exercício irregular da profissão, falsidade ideológica e homicídio culposo.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.