Notícias

1 28/02/2021 19:48

Cristina Pita

A fila de regulação de pacientes para leitos de Covid-19 não para de crescer em todo a Bahia. Em Santo Antônio de Jesus, os números de pacientes que também buscam vagas em leitos de UTI cresce a cada dia. No sábado (27/2), a fila de espera para um leito de UTI na Central de Regulação do estado era de 237 pacientes acometidos pela Covid-19. Na tarde de hoje (28/2), uma paciente internada na UPA 24 Horas acabou não resistindo e morreu na fila da regulação para um leito de UTI.

Neste domingo, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), o governo do estado acrescentou sete leitos de UTI aos três existentes. Assim, estão disponíveis dez leitos de terapia intensiva para a região. O que não supre a demanda. A situação tem exigido um esforço extra das autoridades para evitar um colapso da saúde no município.

Em busca de informações sobre uma paciente que teria sido transferida para a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, a superintendente Ludmila Reis relatou que no sábado (27/2), atendendo ao apelo desesperado de uma funcionária da instituição, abriu um precedente para socorrer a mãe dela que se encontrava em estado grave necessitando de uma vaga de UTI com urgência. Toda a equipe da Santa Casa se mobilizou para transferir a paciente e não obteve sucesso, pois a informação passada pela Central de Regulação do estado era que havia uma fila de 237 pacientes aguardando vaga para leitos de UTI em todo estado.

Diante do cenário, a provedoria junto com a direção da Santa Casa abriu um precedente de absorver a mãe da funcionária, usando todos os critérios de segurança e isolamento, para salvar a vida da paciente. Vale ressaltar que a mesma já encontra-se em tela de regulação do estado para a transferência para um leito de uma unidade Covid, uma vez que o hospital da Santa Casa não é referência na UTI geral para pacientes Covid. O Hospital Luís Argolo atende apenas gestantes e recém nascidos suspeitos de Covid, procedendo o mesmo critério de isolamento total e transferência dos mesmos.

A fila da regulação para pacientes com Covid-19 tem deixado Santo Antônio de Jesus em alerta. Segundo Ludmila Reis, a cada dia o número muda conforme a demanda de pessoas esperando por uma vaga. "Surgem novos pedidos e a Central de Regulação a cada dia vai alimentando e diz: a fila agora é de 200, 300. Tendo os leitos vazios por alta ou por óbito e acrescentando a demanda do dia", explicou Ludmila.

A superintendente da Santa Casa, que administra o Hospital Maternida Luis Argolo, disse que ligou para a Central de Regulação e a resposta da médica responsável foi preocupante. 'Inacreditável. Tem 237 pedidos de UTI Covid na tela hoje. Estou sem acreditar. Nunca teve isso aqui. Nunca. Estou em choque'.

 

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.