Notícias

1 13/01/2021 16:01

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, foi a primeira unidade hospitalar do interior baiano, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a realizar endoprótese de artéria ilíaca comum esquerda. O procedimento foi feito no último mês de novembro, em um paciente de 63 anos, morador de Itabela.

De acordo com o médico Magno Baunieri, cirurgião vascular do HRCC, o paciente com comorbidades deu entrada no hospital via Central Estadual de Regulação (CER), para avaliação com a equipe de cirurgia vascular. “Hipertenso, diabético tipo 2, hemodialítico três vezes na semana, cursando queixa de algia e edema em coxa. O exame de imagem mostrou fístula arteriovenosa, entre veia e artéria ilíaca comum esquerda, sem sinais de trombose, apresentando aumento de volume no membro inferior esquerdo”, disse o médico sobre o quadro clínico do paciente.

“Diante do diagnóstico apresentado, a equipe médica vascular do HRCC assumiu o paciente para a realização do procedimento de Correção Endovascular de Fístula Arteriovenosa (FAV) com degeneração aneurismática, sendo realizada endoprótese de artéria Ilíaca comum esquerda, destacando que é o primeiro procedimento como esse realizado na unidade. Realizado com sucesso. Enfatizo que o HRCC é a única unidade do interior da Bahia que realiza este procedimento pelo SUS”, informou o médico.

O paciente submetido ao procedimento disse que seu pós-operatório foi bom, está em casa e apresenta boa recuperação, avalia que está se sentindo bem. Agora em janeiro será submetido a outra avaliação médica para verificação do seu quadro clínico, conforme indicado pela equipe de especialistas do HRCC.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.