Notícias

1 24/05/2020 18:24

Cristina Pita

A fábrica de medicamentos e suplementos alimentares, Natulab, unidade localizada no bairro da Urbis, em Santo Antônio de Jesus, desistiu do retorno imediato da operação na unidade, que aconteceria neste domingo (24/5). A Natulab já registrou sete funcionários com exames positivos para Covid-19.

De acordo com a direção do Sindiquímica-Bahia, a mobilização da entidade neste domingo resultou na desistência da Natulab em convocar os funcionários para que retornassem ao trabalho hoje. "A exigência do Sindicato é que a fábrica só retorne ao funcionamento após a testagem de todos os trabalhadores e a apresentação, por parte da empresa, de um Plano de Prevenção a Covid-19, que traga segurança e tranquilidade à categoria e seus familiares", explicou Alfredo Santos Júnior, diretor do Sindiquímica.

Segundo o sindicalista, após interdição feita pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, a cidade já registra 12 casos confirmados para Covid-19, sendo sete de funcionários da Natulab, os trabalhadores foram surpreendidos pela decisão da empresa de tentativa de retorno ao funcionamento da operação neste domingo, sem antes realizar as medidas urgentes de garantia da segurança e saúde dos funcionários exigidos pelo Sindiquímica.

"As medidas visam a tranquilidade não só dos funcionários e familiares, mas também dos moradores da cidade, que estão apreensivos com o risco de contaminação, já que a fábrica possui cerca de mil funcionários, boa parte com residência no município", ressaltou Alfredo Santos Júnior.

Uma reunião virtual entre a direção do Sindicato e a Natulab está prevista para acontecer nesta segunda-feira (25/5), às 17h. 

O dirigente disse que enviou ofício para a Natulab com uma série de sugestões para permitir um retorno às atividades com segurança e uma reunião com a empresa está agendada para esta segunda-feira (25/50. "Em diálogo com os dirigentes do Sindiquímica, neste domingo, a empresa se comprometeu em manter a suspensão das atividades segunda e terça-feira. O Sindiquimica também está cobrando da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Santo Antônio de Jesus uma justificativa por relaxar a interdição de funcionamento da fábrica sem as devidas medidas de segurança necessárias", pontuou Santos Júnior.

Ele informou ainda que o Sindiquímica entrou com uma liminar na Justiça do Trabalho da Bahia solicitando o impedimento do funcionamento da unidade em Santo Antônio de Jesus até que seja realizada a testagem de todos os trabalhadores e que a empresa apresente um Plano de Contingenciamento. "Com bases nas Normas Regulamentadoras, especialmente a NR-1, que trata de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais", espera.

Agora o sindicato aguarda a inclusão da prevenção a Covid-19 no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, já existentes, 'e definição de corpo técnico responsável por acompanhamento, compartilhamento e transparência, elencando todas as medidas adequadas, de forma compartilhada com todos os trabalhadores'.

NATULAB

A reportagem do Andaia.com.br entrou em contato hoje, domingo, 24, com a assessoria de Comunicação do laboratório, mas até a divulgação desta matéria não obteve resposta.

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.