Notícias

1 21/02/2020 21:49

 

Cinco dias de festa, quatro palcos e mais de 100 atrações. Os números pertencem ao Carnaval do Pelô 2020, aberto, oficialmente, no início da noite desta sexta-feira (21), com o show da banda Armandinho, Dodô e Osmar, realizado em um lotado e conectado Largo do Pelourinho. Iniciativa do Governo do Estado, a ação segue até a próxima terça-feira (25), trazendo nomes como Apaches e Malê de Balê.

Formada por Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo, a banda apresentou um repertório que rememora a história da maior festa popular do planeta. Para a titular da Secretaria da Cultura do Estado, Arany Santana, o Carnaval do Pelô é o Carnaval da cultura. "Homenagear e ter a banda Armandinho, Dodô e Osmar abrindo a folia no Pelô é reconhecer que o Carnaval era um antes do trio e passou a ser outro depois. Inclusive, hoje teremos a participação de uma banda formada por aprendizes da guitarra baiana, que vão perpetuar essa maravilha da música", destacou.

Uma das vozes da banda Aiyê, a cantora Iracema Killiane foi uma das pessoas que fizeram questão de prestigiar o show. "O carnaval no Pelourinho é maravilhoso, muito família. É sempre bom curtir por aqui", garantiu. Quem também marcou presença foi a turista espanhola Nani Pérez. "Amo a Bahia e amo o Pelourinho. O Carnaval daqui é energia positiva pura e todo ano faço questão de vir", lembrou.

Pelô conectado

O Largo do Pelourinho é um dos espaços do lugar histórico que contam com pontos ativos de conexão wi-fi gratuita, este ano, durante todo o Carnaval. Possibilitada por intervenção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a iniciativa leva sinal acessível também ao Terreiro de Jesus, com velocidade de 500Mbps (megabits por segundo) distribuída entre as conexões, de acordo com a demanda.

"Cada um dos lugares que conta com esse ponto tem capacidade para até 500 conexões. Eu testei e consegui baixar fotos e enviar com rapidez também. Essa é uma importante novidade trazida pela Secretaria para os foliões do Pelourinho", ressaltou a titular da pasta, Adélia Pinheiro.

Para acessar, basta conectar o celular no sinal de Wi-fi aberto e clicar no pop-up da Secti. Além disso, o órgão também disponibiliza internet na casa 'Respeita as Mina', projeto de combate à violência contra a mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM).

Também conhecido como Circuito Batatinha, o Carnaval do Pelô vai contar, até a próxima terça-feira (25), com grandes shows nos largos Quincas Berro D'água, Pedro Arcanjo, Tereza Batista e do Pelourinho. Se apresentam nos palcos montados representantes dos estilos afro, reggae, arrocha, axé, antigos carnavais, samba, rap e guitarra baiana, bem como orquestras e bailes infantis. As ruas também vão receber os tradicionais desfiles e apresentações de bandinhas.

Carnaval da Bahia

Além da folia no Pelô, integram o Carnaval da Bahia, somente na capital, mais de 200 atrações distribuídas por diferentes circuitos, incluindo o Dodô (Barra-Ondina) e o Osmar (Campo Grande). Este ano, a festa conta com um investimento de R$ 73 milhões do Governo do Estado e traz o tema “70 anos do trio elétrico”.

No interior, o governo estadual está apoiando a realização de festas carnavalescas em 32 cidades de diferentes regiões, a exemplo de Belmonte, Correntina, Lauro de Freitas, Juazeiro, Itabuna e Rio de Contas.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.