Notícias

1 04/12/2019 05:08

A construção de um empreendimento residencial em Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, estaria desmatando, com a anuência da prefeitura municipal, uma área que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas de Tinharé e Boipeba. Intitulado como Amerigo Vespucci Residence, o empreendimento promete uma estrutura com lofts, piscina, vista para o mar e dezoito lojas comerciais.

Segundo moradores, uma clareira está sendo aberta na vegetação do local, o empreendimento apresenta ilegalidades desde a sua concepção e por ser um terreno localizado no topo de um morro e estar dentro de uma reserva de Mata Atlântica, o condomínio não poderia estar sendo construído no local.

Conforme rege a legislação ambiental, cabe ao município licenciar e liberar alvarás para que edificações sejam construídas. A reportagem procurou a assessoria da prefeitura de Cairu, que, através de nota, disse que o empreendimento em questão "está em processo de licenciamento e tem apresentado as documentações condicionantes".

A obra, informou a assessoria, terá início em março de 2020 e estaria cumprindo as diretrizes exigidas na legislação ambiental. A resposta disse ainda que a abertura da clareira se trata de uma "limpeza da área de preservação, realizada pelos responsáveis pela obra e que está sendo acompanhada por fiscais do município para garantir a manutenção das espécies protegidas".

Contudo, no caso de Morro de São Paulo, a prefeitura de Cairu está impossibilitada desde 2018 (relembre aqui) de licenciar obras do tipo por conta de uma decisão liminar. 

Na época, a Justiça atendeu um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e determinou através que a gestão municipal, juntamente com a empresa SP Ambiental, promovessem a destinação final adequada dos resíduos sólidos coletados na cidade.

A administração pública do município também estaria cometendo irregularidades quanto a concessão de licenças e autorizações ambientais para implantação de empreendimentos imobiliários e hoteleiros sem qualquer exigência sobre a destinação final adequada para os resíduos gerados

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disse não ter relação com o processo de licenciamento em questão, já que o mesmo foi feito pela administração de Cairu.

 

 

*Bahia Notícias







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.