Notícias

1 20/10/2019 15:14

As informações sobre a aparição de pequenas pelotas de óleo em praias de Itacaré e em Olivença no Município de Ilhéus, que começaram a circular no último sábado (19), ativaram o alerta vermelho do SOS MANGUE MAR CANES, um grupo de prevenção que havia sido montado no dia 12 do corrente mês em Canavieiras. Relembre aqui.

A partir de agora, os voluntários irão monitorar diariamente o Oceano Atlântico em até cinco milhas náuticas (nove quilômetros duzentos e sessenta metros), mar a dentro, e as praias da região.

Caso seja identificado a presença de óleo em área pertencente ao Município de Canavieiras, que tem aproximadamente 60 quilômetros de extensão com nove barras (encontro de Rio com o Oceano), e seis praias, o plano de emergência será prontamente posto em pratica.

Este plano conta com três pontos de ação que serão postos em pratica a medida que for necessário. O primeiro é a ação no Mar, quando barcos de pesca sempre em duplas irão “pescar” com o auxílio de redes o óleo ainda nas aguas do Oceano, caso isso venha a ocorrer, o óleo será rebocado até a “área de sacrifício” uma praia onde os voluntários em terra estarão prontos para recolher o material e armazenar no Aeroporto (local cedido pela Prefeitura Municipal).

O segundo ponto é a ação em terra, que consiste em voluntários devidamente equipados com Equipamento de proteção individual (EPIs), que deverão ir as praias para recolher esse material, guardar em sacos de lixo e junta-los para que o caminhão venha os recolher posteriormente.

E caso, mesmo com essas ações, o óleo consiga adentrar a uma das barras e atingir os rios e manguezais, será posto em pratica o terceiro ponto do plano, que é a retirada desse óleo com a ajuda de embarcações menores e até mesmo manualmente na lama do mangue.

Também faz parte do plano a ideia de cercar todas as barras com redes de pesca evitar com isso a entrada do óleo na zona de estuário, porém isso tem um custo benefício muito alto e só poderia ser posto em pratica caso se esgotem todas as outras alternativas pois colocaria em risco espécies que passarem pelo local e se depararem com esses equipamentos na água.

A grande extensão de nosso litoral dificulta a ação dos voluntários, visto que o número de pessoas dispostas a ajudar é reduzido e o material necessário para realização dos trabalhos ainda é inexistente.

Se você puder e quiser se dispor como voluntário ou ajudar de outra maneira pode entrar em contato pelos telefones: 3284-3971 ou 73 9 9842 9399.

 

Por Augusto Teixeira.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.