Notícias

1 17/09/2019 15:11

A menos de um mês para a canonização de Irmã Dulce, cartas escritas pela futura santa foram reveladas pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A freira utilizava correspondências para fazer pedidos e agradecimentos. Em um dos documentos, Irmã Dulce demonstra bom humor ao "confessar assalto" a dono de loja de ferramentas. O estabelecimento é do comerciante Abelardo Barbosa. O empresário, que hoje tem 83 anos, tinha costume de atender aos pedidos de Irmã Dulce. "Senhor Aberlado. Paz e bem! Isto é um assalto! Estou levando uma furadeira", dizia a carta escrita por Irmã Dulce.

Segundo Abelardo Barbosa, Irmã Dulce pegou a furadeira para usar em um curso profissionalizante que transformaria a vida de muitos jovens carentes. Rindo, ele lembra de diversos pedidos feitos pelo Anjo Bom da Bahia. “Ela pedia assim: 'Eu quero uma escada'. Eu mandava uma escada pequena e, chegava lá, ela me ligava e dizia: 'Meu amigo, a escada ficou muito pequena'. Eu falava: 'Devolva que eu mando uma maior', mas ela dizia: 'Não, porque eu vou ter serviço com essa pequena, mas me manda uma maior'”. Em outra ocasião, Sr. Abelardo conta que a freira pediu um carrinho de mão.

Em uma carta escrita em setembro de 1974, Irmã Dulce contou para a irmã, Dulcinha, que caiu na região do Comércio e precisou ficar com a perna engessada entre 10 e 15 dias. Era também através de cartas que Irmã Dulce aproveitava para dizer o que pensava, pedir pelos mais pobres e doentes ou para agradecer. Sentada em uma cadeira de madeira, que ficava no seu quarto, a futura santa escrevia para os familiares e amigos, aos domingos de tarde.


 
As cartas viraram relíquias e estão guardadas no museu das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A instituição tem um projeto de disponibilizar as correspondências para os fiéis. No acervo, são mais de 13 mil documentos entre fotografias, artigos de jornais, revistas e as cartas de Irmã Dulce. Durante o trabalho de catalogação, os funcionários da OSID usam luvas, para conservar as cartas

 

*G1







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.