Notícias

1 13/07/2019 10:20

O nível da água do Rio do Peixe voltou a subir durante a madrugada deste sábado (13) e os moradores da região só podem passar pela ponte de Coronel João Sá, que liga o centro da cidade a bairros e povoados da zona rural, com ajuda e monitoramento do Corpo de Bombeiros.

Apesar do rio do Peixe ter subido, a água não atingiu as casas. Por conta do aumento da água, a ponte chegou a ser interditada pelos bombeiros, pois por volta das 8h, quando a água estava sobre a ponte.

Os moradores ficaram ilhados durante a madrugada até às 9 deste sábado, quando a água começou a escoar e não cobria mais a ponte. Entretanto, os bombeiros alertam que o nível do rio ainda é alto.

De acordo com o Major Ramon Diego, do corpo de bombeiros, a água do rio está baixando, em média, 10 cm por hora. "Estamos fazendo a travessia controlada das pessoas. Só nesse trecho da ponte temos 24 bombeiros para dar total segurança da população. A população está fazendo tudo conforme nossas orientações e não tentam atravessar sozinhos", explicou.

Os bombeiros não souberam ao certo informar o que causou o aumento do nível da água, mas a suspeita é que a chuva que caiu durante a madrugada na cidade tenha aumentado o volume de água. Neste sábado, a chuva deu uma trégua na cidade depois de uma semana e o sol apareceu. O tempo está parcialmente nublado e a temperatura na cidade é de cerca de 24 ºC.

Na sexta-feira (12), por volta das 22h30, o nível do rio estava cerca de 1 metro abaixo da ponte. Do final da manhã de sexta até quase o início da tarde, com o nível do rio reduzido, o equipamento não estava bloqueado, mas os moradores só passavam pela ponte com o auxílio dos bombeiros.

Apenas os veículos ficaram impossibilitados de passar. Nesta manhã deste sábado, no entanto, a água estava encobrindo o piso da estrutura e os agentes proibiram a passagem das pessoas.

Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que técnicos da defesa civil vão fazer uma avaliação na ponte para saber se houve alguma danificação na estrutura, após o nível da água baixar.
A ponte de coronel João Sá, que tem cerca de 10 metros de altura, é a única via de ligação entre o centro e o bairro Sanharol e os povoados como Doçura, Queimada do Meio, Tiririca, Serrotinho, Lagoa do Velho, Jitaí, Ilha de São José, Gasparino Mocambo, Macaco, Jardim, Lagoas I e II e Calderão I e II, além do assentamento Ronco Gibão. A ponte também dá acesso à estrada que leva aos municípios de Sítio do Quinto, Pedro Alexandre e Jeremoabo.

Transtornos e prejuízos
 
Na quinta-feira (11), após o rompimento da Barragem de Pedro Alexandre, a água deixou a ponte totalmente submersa e invadiu casas que ficam nas proximidades do rio.

Nas residências mais atingidas, a água chegou a quase dois metros de altura. No início da noite de sexta-feira, Corpo de Bombeiros aumentou a área isolada em torno do Rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá por conta do risco de novos rompimentos de barragens na região e da possibilidade de aumento do nível do rio do peixe.

Pela manhã de sexta, a área isolada em torno da ponte por onde passa o rio, em Coronel João Sá era de cerca de 20 metros. No início da noite, no entanto, a área isolada passou para mais de 500 metros.

A informação sobre o risco de novos rompimentos foi passada pelo major Ramon Diego, com base em análise de técnicos da Defesa Civil, e também pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve no município avaliando os danos provocados pela inundação.

Por volta das 17h de sexta, o Corpo de Bombeiros orientou que os moradores evacuassem o local. De acordo com o governador, a medida foi tomada para evitar maiores danos à população.

G1







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.