Notícias

1 26/03/2019 08:03

Cristina Pita

Rosângela Rocha, assistente social, pedagoga e uma das lideranças do Movimento 11 de Dezembro, em Santo Antônio de Jesus, será uma das homenageadas pela Justiça Global, no Rio de Janeiro, por sua luta em defesa dos direitos humanos.

O evento acontece quinta-feira (28/3) no Centro Cultural Memórias do Rio, na capital carioca. Rosângela, mais conhecida por Rosa, foi uma das seis mulheres escolhidas  para receber a V Homenagem Maria do Espírito Santo Silva Pela Valorização das Defensoras de Direitos Humanos.

Segundo a Justiça Global, é uma reverência ao papel essencial que essas defensoras desempenham, desafiando poderes políticos e econômicos responsáveis por violações de direitos humanos, sociais, culturais e ambientais.

A Justiça Global homenageia a cada ano, mulheres que estão na linha de frente pelos direitos humanos no Brasil. Instituída em 2014, a Homenagem Maria do Espírito Santos Silva está na sua quinta edição.

A Homenagem também marca o inicio das comemorações dos 20 anos da Justiça Global na defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil.

Rosa perdeu três irmãs na explosão da fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus no ano de 1998. Desde então, ela e a mãe, Maria Madalena, participam do Movimento 11 de Dezembro, que reúne familiares das vítimas, na luta por justiça.

Ao lado da mãe e de outras famílias, Rosa Rocha vem lutando, com garra e determinação, pelos seus direitos, de sua comunidade, de sua família e da coletividade.

A homenagem ocorre em março por ser o mês das mulheres. "A homenagem a Rosa Rocha é pela capacidade de luta, de liderança, de mobilizar e sensibilizar as pessoas tanto pela questão de Santo Antônio de Jesus quanto pelas necessidades do bairro. Ela está sempre pronta para defender os injustiçados. É uma forma de homenagear o Movimento e também os familiares", justificou a organização da Justiça Global.

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.