Notícias

1 18/09/2018 12:00

Cristina Pita

O Estádio José Trindade Lobo, em Santo Antônio de Jesus, pode ser interditado em consequência das irregularidades apontadas pelo relatório realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Por conta do resultado, o Ministério Público estadual recomendou na segunda-feira (17/9), que a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a Federação Baiana de Futebol, a interdição do Estádio Municipal José Trindade Lobo.

Segundo o promotor de Justiça, Julimar Barreto Ferreira, autor da recomendação,  a decisão é baseada  no relatório de inspeção técnica preventiva realizada pelo 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Na ação o promotur ressalta que ‘ a interdição seja realizada com urgência para evitar possíveis desastres ou acidentes’.

O relatório do BMB identificou nas cabines de imprensa e nos vestiários irregularidades, como falta de sinalização, iluminação de emergência, extintores de incêndio. Alem disso, a rede elétrica exposta, portas e saídas de emergências fora do padrão de segurança l exigido.

Nas arquibancadas falta corrimões, anteparas, área destinada (ramoaspara cadeirantes e pessoas com deficiência, como também estruturas comprometidas com rachaduras e infiltrações.

O relatório identificou ainda que o Estádio José Trindade Lobo não possui gerador de energia e Plano de Emergência.

De scordo com o MP, as irregularidades encontradas descumprem as exigências do Estatuto de Defesa do Torcedor, a Lei 10.761/2003 e o Decreto Estadual 16.302/2001, que estabelece e regula as normas de segurança contra incêndio e pânico na Bahia. A prefeitura chegou a fazer alguns serviços e intervenções, mas o equipamento estava sem manutenção há alguns anos.

Além da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, a recomendação foi enviada para as Secretarias de Obras, Infraestrutura  e Serviços Públicos, de Esportes e para a Defesa Civil do Município.

Vistoria

Em março desse ano o estádio foi vistoriado pelos técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura  (Crea), que detectaram irregularidades, como arquibancada e vestiários com estruturas deterioradas, subestação irregular, sistema elétrico exposto. 

Na época, conforme o inspetor do Crea, Leonel Reis, em entrevista  a Andaiá FM, parte da arquibancada e vestiário deveriam ser interditados. “Algumas irregularidades foram encontradas, que oferecem riscos aos frequentadores, como parte da arquibancada, que será interditada porque a estrutura está totalmente deteriorada, e o vestiário também; a subestação totalmente irregular, uma parte da laje caiu e oferece risco as pessoas, parte elétrica exposta, entre outras coisas. Pode ser que aconteça a interdição do estádio, mas prefiro fechar o relatório e encaminhar para a prefeitura regularizar”, disse o inspetor do Crea.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.