Para marcar os 70 anos da criação do Terno de Reis Filhos do Sol, de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, haverá a estreia de um documentário comemorativo sobre a trajetória dessa tradição que se tornou instituição.
E o belo cortejo do Terno de Reis acontece no final da tarde de deste sábado (04/01), pelas ruas de Santo Amaro.
Trata-se de “Terno de Reis Filhos do Sol – 70 Anos”, o qual revela memórias de quem faz o evento acontecer e mantém viva essa bela manifestação que tem projeção regional, movimenta artistas, o comércio local e se caracteriza como excelente produto da Economia Criativa.
Realizado pela Associação Cultural Terno de Reis Filhos do Sol e dirigido por Tau Tourinho, o documentário “Terno de Reis Filhos do Sol – 70 Anos” mergulha na história buscando suas origens nos depoimentos e acervos, nos detalhes, na alegria e nas vivências, numa dinâmica que mantém o criador da festa, Rodrigo Velloso, no centro da resenha audiovisual.
Em janeiro de 1954 Rodrigo Velloso teve uma ideia...decidiu “tirar” um Terno de Reis para comemorar o aniversário de casamento de seus pais, Dona Canô e Seu Zezinho. De lá pra cá passaram-se 7 décadas de evolução, em que o cortejo do Terno de Reis Filhos do Sol sai distribuindo estrelas e luas através de suas alegorias, acompanhado por toda gente.
O documentário “Terno de Reis Filhos do Sol – 70 Anos” terá sua estreia no dia 3 de janeiro de 2025 (sexta-feira), às 09:00h, no canal da Associação Cultural Terno de Reis Filhos do Sol, no YouTube, onde permanecará disponível gratuitamente.
Clique abaixo e assista